Receita Federal apreende 53 kg de cocaína no Porto de Itajaí
- joinvilleinformaco
- há 2 dias
- 1 min de leitura

A Receita Federal reteve 53 quilos de cocaína no Porto de Itajaí, em Santa Catarina, durante uma operação realizada nesta sexta-feira (12/12). A droga estava distribuída em 45 tabletes e foi localizada após trabalho de monitoramento e inteligência realizado pelo órgão.
Segundo a Receita Federal, o entorpecente estava oculto no condensador de um contêiner refrigerado (reefer), utilizado para o transporte de carga lícita. O contêiner havia chegado ao Brasil e foi carregado com proteína animal congelada, tendo como destino final o porto de Luanda, em Angola.
De acordo com as investigações preliminares, em situações como essa — quando a droga não é inserida no contêiner em território brasileiro — a hipótese mais provável é que o entorpecente tenha sido colocado ainda em um país produtor, em algum ponto da rota internacional percorrida pelo equipamento. No destino, apesar de a carga legal ter sido descarregada normalmente, os criminosos não conseguiram retirar a droga, que acabou sendo identificada durante fiscalização posterior.
Após a apreensão, o material ilícito foi encaminhado à polícia judiciária competente, que dará continuidade às investigações para identificar os responsáveis pela tentativa de tráfico internacional.
A Receita Federal informou ainda que, somente em 2025, já foram apreendidas mais de 2,3 toneladas de cocaína nos portos de Santa Catarina e do Paraná, resultado de ações integradas de fiscalização.
Em nota, o órgão reforçou o compromisso com o combate ao tráfico internacional de drogas, destacando o uso de tecnologia, inteligência e cooperação com outros órgãos de segurança pública para coibir atividades criminosas e proteger a sociedade, além de fortalecer o controle das fronteiras e dos pontos alfandegados do país.









Comentários