Polícia Civil desmantela esquema de desvio de doações destinadas a hospitais beneficentes
- joinvilleinformaco
- há 3 dias
- 1 min de leitura

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Combate a Estelionatos de Joinville (DCE/DIC), desencadeou a Operação Falso Samaritano em Joinville, Blumenau, Brusque e Florianópolis. A ação teve como alvo pessoas físicas e jurídicas investigadas por envolvimento em um esquema de desvio de doações financeiras que deveriam ser destinadas à manutenção de hospitais beneficentes.
Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão, 3 de prisão e 11 medidas de bloqueio de bens, incluindo imóveis, veículos e contas bancárias. Durante as diligências, a polícia também apreendeu uma lancha e quatro automóveis de luxo.

📌 Como funcionava o esquema
Segundo as investigações, ao menos sete mil consumidores foram lesados após terem descontos indevidos em suas faturas de energia elétrica. O grupo empresarial investigado burlou o sistema informatizado de proteção das doações, desviando os valores para benefício próprio.
Um levantamento preliminar aponta que, apenas em três instituições filantrópicas localizadas em Joinville, Brusque e Blumenau, que desconheciam a fraude o prejuízo pode chegar a R$ 4 milhões.
📌 Crimes investigados
O inquérito policial vai aprofundar a apuração sobre os crimes de:
Fraude eletrônica
Estelionato majorado contra entidade de beneficência
Falsidade ideológica
Associação criminosa
Lavagem de dinheiro
📌 Impacto social
A Polícia Civil destacou que as doações voluntárias são fundamentais para manter serviços de saúde e assistência, mas reforçou a importância da transparência e auditoria nos processos. O objetivo é garantir que os recursos cheguem integralmente às instituições e cumpram seu papel: salvar vidas e apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade.
Comentários