Operação Coalizão pela Paz – Fase II resulta na prisão de 10 investigados com atuação interestadual; ação tem desdobramento em Joinville
- joinvilleinformaco
- há 4 dias
- 2 min de leitura

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Pará (FICCO/PA), em conjunto com o Grupo de Trabalho de Facções Criminosas (GTF/NIP) da Polícia Civil do Pará, deflagrou na manhã desta quinta-feira (27) a segunda fase da Operação Coalizão pela Paz, que teve como principal objetivo cumprir mandados de prisão preventiva contra integrantes de uma organização criminosa com atuação no Pará, Maranhão e Santa Catarina.
As ordens judiciais foram expedidas pelo desembargador Jorge Luiz Lisboa Sanches, após representação da FICCO/PA junto à Vara de Combate ao Crime Organizado de Belém e decisão mantida a partir de recurso apresentado pelo GAECO (Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Pará).
10 suspeitos presos em três estados
A força-tarefa prendeu dez investigados apontados como integrantes de uma facção criminosa envolvida em tráfico de drogas, extorsões e atentados contra a vida de agentes de segurança pública.
Entre os alvos, estão indivíduos que, segundo o inquérito policial, exerciam a função de “Disciplina” na Região Metropolitana de Belém responsáveis por apurar violações internas do estatuto da facção e aplicar punições que incluiriam multas, castigos físicos e até execuções.
Desdobramentos em Santa Catarina
A operação teve ações simultâneas em cidades catarinenses, com apoio operacional da Polícia Civil de Santa Catarina.
Em Joinville, um dos alvos identificado como “G2” foi localizado e preso no bairro Itinga, na Zona Norte do município. Também houve diligências em Santo Amaro da Imperatriz, Timbó, Anitápolis, Angelina e Rancho Queimado.
Ação integrada entre estados
Os resultados desta fase da operação foram alcançados com o suporte do GAECO/MPPA e de diversas instituições da segurança pública, incluindo:
17ª Seccional Urbana de Santa Izabel do Pará
Delegacias da Polícia Civil de Santa Catarina citadas na operação
Secretarias de Administração Penitenciária do Pará, Maranhão e Santa Catarina
A FICCO/PA é formada pela Polícia Federal, Polícia Civil do Pará e Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), atuando em força-tarefa permanente contra organizações criminosas.
A Operação Coalizão pela Paz segue em andamento.












Comentários