top of page

Joinville Matsuri é neste final de semana com música, dança, cosplay, gastronomia e experiências da cultura japonesa

  • joinvilleinformaco
  • há 11 horas
  • 4 min de leitura


( Imagem | Divulgação)
( Imagem | Divulgação)

Festival celebra 130 anos da Amizade Brasil-Japão e traz atrações como a carioca Elize Fleury, campeã do “The Voice” japonês; e o Will Kawamura, cantor oficial dos “Cavaleiros do Zodíaco”

Neste final de semana, nos dias 16, 17 e 18 de maio (sexta-feira, sábado e domingo), o Joinville Matsuri 2025 vai levar o público a uma intensa imersão na cultura japonesa, reunindo atrações que retratam desde as ricas tradições milenares até a moderna e contagiante cultura pop.

Em sua segunda edição, o Joinville Matsuri traz como celebração especial, neste ano, fazer parte da programação oficial dos 130 Anos de Amizade Brasil Japão, com a chancela do Consulado Geral do Japão em Curitiba. As relações diplomáticas entre os dois países foram estabelecidas em 1895, com a assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação.

As tradições japonesas que foram trazidas pelos imigrantes e que se incorporaram de forma harmoniosa à cultura brasileira, serão vivenciadas com autenticidade no Joinville Matsuri.

“O Brasil é o país mais japonês, fora do Japão. E no Joinville Matsuri, queremos que o público viva a experiência de estar no Japão, sem sair de Joinville”, afirma Takao Sato, diretor da Tasa Eventos empresa organizadora do evento.

Shows musicais

Um dos destaques musicais do Joinville Matsuri 2025 é a cantora carioca Elize Fleury. Mesmo sem ascendência nipônica, a jovem de 24 anos é apaixonada pela cultura japonesa desde a adolescência, e se tornou celebridade no cenário musical do Japão.

Neste ano, Elize foi a campeã do programa de televisão “Monomane The World”, atração estilo “The Voice”, da emissora TV Fuji. A carioca disputou o título com outros 160 candidatos estrangeiros, de 37 países. A vitória foi resultado da perfeita interpretação da cantora japonesa Izumi Sakai, vocalista da banda Zard, que fez muito sucesso nos anos 1990 e 2000, e que morreu de forma trágica em 2007, aos 40 anos.

Depois da conquista no Japão, Elize também ganhou notoriedade no Brasil, sendo destaque em reportagens produzidas pelas principais emissoras de televisão, revistas e portais de notícias nacionais.

Estreando em um Matsuri, ela afirma: “Esse é meu primeiro Matsuri! Estou muito animada tanto para participar, quanto para ver as outras atrações, principalmente os grupos de Taiko. Vai ser ótimo conhecer Joinville, que recentemente foi eleita a cidade mais feliz do Brasil”.

Elize Fleury participa do Joinville Matsuri no sábado (17/5), em dois momentos: às 15h, em um painel onde o público poderá conhecer mais sobre a sua trajetória profissional; e às 18h30, a cantora sobe ao palco para um show musical especial.

Já no domingo (18/5), às 14h30, os aficionados por animes viverão um momento de nostalgia com o show do cantor Will Kawamura, intérprete oficial das músicas da série “Os Cavaleiros do Zodíaco”, exibida no Brasil nos anos de 1990.

“Preparem-se para um show com muita energia e nostalgia, com grandes sucessos dos animes songs. Levem o seu LP, CD, fita cassete, pôster, qualquer lembrança dos Cavaleiros do Zodíaco que eu faço questão de autografar para você, no Joinville Matsuri”, promete Will Kawamura.

A programação de shows musicais do Joinville Matsuri conta, também, com outros grandes nomes como a cantora Karen Ito, uma das principais representantes da cultura japonesa no Brasil, por meio do estilo tradicional Enka; Paula Hirama, campeã do 12º Internacional Kohaku Uta Gassen, em Osaka, no Japão, e de diversos outros campeonatos nacionais de karaokê; e, ainda, o cantor Sergio Tanigawa, professor de karaokê e campeão de concursos nacionais e internacionais de música japonesa.

Experiências autênticas

Além da programação musical, o Joinville Matsuri 2025 vai presentear o público com autênticas experiências. Confira mais atrações do festival da cultura e gastronomia japonesa:

A tradição dos Taikôs

Os ritmos marcantes dos tradicionais tambores japoneses, os Taikôs, serão apresentados por vários grupos, como o Shyu Daiko, de Joinville; os paranaenses do Wakaba Taiko; o Wadan Taiko Ensemble, de Atibaia (SP); e o Ryukyu Koku Matsuri Daiko, de Curitiba, que representa uma das cinco filiais brasileira do grupo com origem e sede no Japão.

Cosplay e feira de produtos

A cultura pop japonesa tem espaço garantido no Joinville Matsuri 2025. Grande atração entre os públicos de todas as idades, o concurso de cosplay traz um show de criatividade com fantasias inspiradas nos personagens mais badalados de filmes, séries, jogos e animes.

Outra atração inédita será o torneio de Pokémon, com jogos para toda a família, além de troca e comercialização de cartas, inclusive raras.

Para os aficionados por produtos japoneses e coreanos, cerca de 40 expositores irão comercializar itens que incluem mangás, animes, roupas, acessórios, artigos de decoração, cosméticos e maquiagens, além das desejadas guloseimas como balas, salgadinhos, bebidas, refrigerantes e produtos da culinária oriental.

Kimono experience

Na atração Kimono Experience, o visitante vai se caracterizar vestindo um original quimono japonês com os respectivos acessórios. O look completo poderá ser registrado com foto tirada no espaço instagramável.

Oficinas Culturais

Para quem deseja aprender a cultura japonesa na prática, as oficinas de mangá (histórias em quadrinhos), oshibana (técnica artística de desidratar flores e folhas), bonsai, além de pixel art e shuji (escrita japonesa) são imperdíveis. Todas as oficinas são gratuitas, exceto a de bonsai onde o aluno irá adquirir a sua planta.

Gastronomia além do sushi

A gastronomia é um dos pontos alto do Joinville Matsuri 2025. Entre os expositores, estão restaurantes do bairro paulistano da Liberdade, reduto da comunidade japonesa

Além das opções mais tradicionais da culinária, o público vai se surpreender com pratos diferenciados e autênticos como a Okonomiyaki (panqueca japonesa) e o Takoyaki (bolinho de polvo).

Horários e programação

O Joinville Matsuri 2025 será realizado nos dias 16, 17 e 18 de maio, no Expocentro Edmundo Doubrawa, anexo ao Centreventos Cau Hansen (av. José Vieira, 315 – América).

Na sexta-feira (16), o horário de funcionamento será das 17h às 22h; no sábado (17), das 10 às 22h; e no domingo (18), das 10h às 20h.

O ingresso é solidário, com a doação de um quilo de alimento não perecível ou um quilo de ração para pets. Haverá cobrança de estacionamento que possui administração privada.

A programação completa do evento está disponível no site joinvillematsuri.com.br e no Instagram @joinvillematsuri.

O Joinville Matsuri é realizado pela Aliança Cultural Brasil Japão de Joinville (ACBJJ) e Federação das Associações Nikkeis de Santa Catarina (FANSC), com organização da Tasa Eventos e apoio da Prefeitura de Joinville e do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB). O evento tem patrocínio da Sakura, Unimed Joinville, Multiplike, Selbetti, Labore, Ciser, Artefama e Laboratórios Gimenes.

 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© JoinvilleInformações. Criado e desenvolvido por Digital Marketing Monkeys

bottom of page