Guarda Municipal conduz homem e mulher suspeitos de pichar bancos no Mirante de Joinville à delegacia
- joinvilleinformaco
- há 2 dias
- 2 min de leitura

Um homem e uma mulher, ambos de 24 anos, foram conduzidos à delegacia suspeitos de pichar o patrimônio do Mirante de Joinville na noite desta terça-feira (30/12). A abordagem realizada pela Guarda Municipal, por volta das 19h30, ocorreu após denúncia feita por um cidadão.
Ao chegar ao local, os guardas municipais realizaram a abordagem e o homem e a mulher confirmaram que haviam pichado os bancos do Mirante. O homem também indicou uma lixeira onde havia jogado uma lata de tinta usada para a prática, que foi encontrada no local.
A prática de pichação é considerada crime ambiental pelo artigo 65 da Lei 9.605/98, com pena de três meses a um ano de detenção e multa. Além disso, se o ato for realizado em monumento ou patrimônio tombado, a pena é maior.
Além de serem conduzidos à Polícia Civil, o boletim de ocorrência será encaminhado à Secretaria de Meio Ambiente para verificar o enquadramento na Lei Complementar 710/2025, sancionada pela Prefeitura de Joinville neste ano, que agrava as penalidades em casos de pichação ao patrimônio.
A Prefeitura de Joinville reforça a importância da colaboração dos moradores em denunciar a prática de pichação na cidade. As denúncias podem ser feitas à Guarda Municipal, pelo número 153, ou para a Polícia Militar, no 190.
Campanha Joinville é Nossa Casa combate pichação
Em novembro deste ano, a Prefeitura de Joinville lançou a campanha Joinville é Nossa Casa (joinville.sc.gov.br/nossacasa), que revitaliza imóveis públicos e particulares pichados na cidade.
Além de colaborar mapeando as pichações por meio do aplicativo Joinville Fácil, a comunidade também pode se voluntariar para ações de limpeza e pintura em imóveis particulares durante os mutirões da campanha.












Comentários