top of page

Gestores municipais e das maiores organizações ligadas à educação do Brasil visitam Joinville para conhecer políticas educacionais

  • joinvilleinformaco
  • há 6 horas
  • 2 min de leitura
ree

A Secretaria de Educação de Joinville abriu as portas para municípios de todo o Brasil e para as maiores entidades do terceiro setor ligadas à Educação para apresentar as políticas educacionais desenvolvidas na Rede Municipal de Ensino. O programa Portas Abertas ocorreu nesta terça e quarta-feira (23 e 24/9) com uma programação composta por painéis temáticos e visitação a duas unidades escolares.


No primeiro dia de visitas, o secretário de Educação, Diego Calegari, apresentou aos convidados o compromisso Educação que Transforma, que engloba uma série de programas e projetos integrados desenvolvidos desde o início da gestão em Escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) de Joinville. Além disso, a equipe técnica da secretaria detalhou o trabalho desenvolvido na Rede Municipal de Ensino em diferentes áreas.


“O Portas Abertas já foi criado pensando que Joinville se tornou um destaque nacional, então é um orgulho muito grande vermos outros municípios e organizações do terceiro setor querendo conhecer o que fazemos aqui. Recebermos essas pessoas e mostrarmos um pouco da nossa educação transformadora é um reconhecimento ao trabalho de todos os servidores e todas as equipes”, explica Calegari.


Entre os convidados do programa Portas Abertas esteve a Motriz, uma organização sem fins lucrativos que atua diretamente com a educação em todo o país. A entidade ainda convidou outras instituições do terceiro setor para conhecer as práticas educacionais adotadas em Joinville.


“Eles nos solicitaram para apresentar um bom case de rede municipal que vem obtendo bons resultados e que tem projetos muito diferenciados. Nós já conhecemos o excelente trabalho desenvolvido em Joinville, então decidimos trazer pessoas de todo o país para conhecer os projetos que vêm sendo implantados e os bons resultados alcançados pelo município”, explica Fred Amancio, diretor de parcerias institucionais da Motriz.


*Visita às unidades escolares*


No segundo dia de visitação, o grupo conheceu na prática o trabalho desenvolvido por duas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino: o Centro de Educação Infantil (CEI) Sementinha e a Escola Municipal Padre Valente Simioni, localizadas no bairro Iririú.


Durante a visita, eles puderam ouvir o relato das gestoras e passear pelas duas unidades para conhecer os espaços, além das atividades e projetos desenvolvidos pelo CEI e pela escola. A diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, Claudia Ruschel, participou da visitação juntamente com outros representantes da capital gaúcha e ficou impressionada com as unidades.


“Percebemos um trabalho de extrema coerência, uma gestão alinhada desde a gestão macro até a gestão que chega na escola. É incrível ver o secretário de educação, os assessores, o grupo técnico da Secretaria de Educação, os diretores e os professores, todos sabendo pelo que estão trabalhando. O que surpreende é esse foco grandioso na preocupação com a aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes”, comenta.


Segundo Claudia, o programa Portas Abertas apresentou práticas valiosas que poderão ser adaptadas e aplicadas em Porto Alegre, assim como em outros municípios que participaram da iniciativa de Joinville.

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© JoinvilleInformações. Criado e desenvolvido por Digital Marketing Monkeys

bottom of page