GAECO deflagra Operação “Impedimentum” em Joinville para combater atuação de advogados ligados ao crime organizado
- joinvilleinformaco
- 4 de ago.
- 2 min de leitura

Na manhã desta segunda-feira (04/08), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) deflagrou a Operação “Impedimentum”, em apoio à 13ª Promotoria de Justiça de Joinville, com o objetivo de aprofundar a investigação de crimes relacionados à Lei de Organizações Criminosas, especialmente supostamente praticados por advogados e membros de facções criminosas reclusos no sistema prisional catarinense.
A operação cumpriu três mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara Criminal do Crime Organizado, em endereços localizados na cidade de Joinville (SC), considerados essenciais para o avanço das apurações.
📌 Ligação com a Operação “Sob Encomenda – 5ª Fase”
A ação é um desdobramento direto da Operação “Sob Encomenda 5ª Fase”, deflagrada em 3 de dezembro de 2024. Na ocasião, uma advogada investigada por intermediar recados entre faccionados dentro e fora do sistema prisional foi alvo de buscas em sua residência e em seu escritório. Durante as diligências, a investigada impediu o acesso da polícia ao seu telefone celular, contando com o auxílio de familiares para obstruir a apreensão do aparelho fato que motivou o aprofundamento da investigação e levou à deflagração da nova fase.
📚 Histórico da Operação
A Operação Sob Encomenda foi iniciada em 2021, com o objetivo de investigar a cooptação de agentes públicos e advogados por organizações criminosas, que atuariam facilitando:
A comunicação entre presos e criminosos fora das unidades prisionais;
A entrada de drogas e celulares em presídios;
Outros delitos relacionados à atuação de facções no Estado.
Desde então, a investigação tem sido conduzida pelo Ministério Público de Santa Catarina, por meio da 13ª Promotoria de Justiça da Comarca de Joinville, com apoio operacional do GAECO.
🔎 Ações e apoio
Durante a execução das ordens judiciais nesta segunda-feira, o GAECO contou com o apoio tático da Polícia Militar e da Polícia Civil de Santa Catarina, garantindo a segurança e a efetividade das diligências.
🔒 Sigilo e próximos passos
As investigações seguem em sigilo, conforme previsto pela legislação, e novas informações poderão ser divulgadas após a publicidade dos autos processuais.
📍 Mais detalhes serão divulgados à medida que o caso avançar no Ministério Público de Santa Catarina.
Comments