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Enquanto finaliza Edital de Licitação do Transporte Coletivo, Prefeitura autoriza empresas que operam o serviço a renovar parte da frota com apoio do Novo PAC

  • joinvilleinformaco
  • 16 de out.
  • 2 min de leitura

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A Prefeitura de Joinville assinou o Termo de Anuência para que as empresas que operam o transporte coletivo na cidade possam aderir ao Novo PAC – Renovação da Frota, junto ao Governo Federal. Paralelamente, o município segue trabalhando nos ajustes necessários para publicação do Edital do Transporte Coletivo.


O Termo de Anuência referenda as informações prestadas pelas empresas, de acordo com o Contrato de Concessão/Permissão e com as diretrizes e legislações municipais, estaduais e federais, inclusive no que se refere à acessibilidade de veículos para o transporte público coletivo urbano.


O principal objetivo da adesão ao Novo PAC é promover a renovação da frota com a aquisição de 18 novos veículos. Os novos ônibus terão ar condicionado e suspensão pneumática, seguindo os padrões das últimas aquisições, com o que há de mais avançado em tecnologia para carros urbanos. Vale ressaltar que todo o trâmite de financiamento é realizado diretamente entre as empresas e o Governo Federal.


Atualmente, Joinville tem 288 veículos na frota operacional e 41 reservas. Em cada dia útil, a frota de ônibus do transporte coletivo de Joinville circula em média 48 mil quilômetros.


*Licitação do Transporte Coletivo*


Recentemente, o Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina enviou o relatório referente à minuta do Edital de Licitação do Transporte Coletivo de Joinville. A minuta havia sido encaminhada pela Prefeitura de Joinville para análise do TCE em março deste ano.


A partir de agora, a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) avaliam os apontamentos feitos pelo pelo TCE. Não há prazo para a finalização da análise, que segue critérios técnicos, antes da publicação do Edital de Licitação.


O Sistema de Mobilidade de Joinville (Simob) é dividido em quatro eixos: Mobilidade, Infraestrutura, Tecnologia e Transparência e tem como principal função oferecer ao joinvilense um sistema que facilite o deslocamento entre as diferentes regiões da cidade, prevendo pontualidade, aumento na quantidade de viagens, e diferentes recursos tecnológicos que vão aumentar a segurança tanto dos passageiros quanto dos profissionais.


Para a construção da licitação, a Prefeitura de Joinville contratou a FIPE, empresa responsável pelos estudos que formataram o modelo Simob, desenvolvido especialmente para atender as necessidades e características específicas de Joinville.


Ao longo do processo, a população opinou por meio de Consulta e Audiência Pública e os apontamentos foram considerados durante a elaboração da minuta do Edital.

 
 
 

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