Bombeiros Militares atuam em mais de 50 municípios atingidos por evento climático em Santa Catarina
- joinvilleinformaco
- 8 de nov.
- 2 min de leitura

CBMSC registra mais de 300 atendimentos entre sexta e sábado; três tornados foram confirmados no Oeste
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) permanece mobilizado em todo o estado após os fortes ventos e chuvas registrados entre a sexta-feira (7) e o sábado (8). De acordo com a corporação, até as 19h deste sábado foram contabilizados 308 atendimentos, realizados por 125 bombeiros militares, 94 bombeiros comunitários e 75 viaturas, em 53 municípios catarinenses.
As principais ocorrências envolveram destelhamentos, quedas de árvores, avaliação de riscos e entrega de lonas, especialmente nas regiões Oeste e Sul.
Oeste catarinense tem maior número de ocorrências
Na região Oeste, onde a Defesa Civil confirmou a passagem de três tornados, foram registradas 211 ocorrências, com destaque para os municípios de Dionísio Cerqueira, Faxinal dos Guedes, Xanxerê, Abelardo Luz e Xaxim.
As equipes concentraram os trabalhos deste sábado na distribuição de lonas às famílias afetadas, além da limpeza de vias e remoção de árvores caídas. O CBMSC reforçou o alerta para que moradores evitem subir em telhados para proteger as casas, devido ao alto risco de acidentes.
Principais atendimentos no Oeste
• Xanxerê: 1 resgate em elevador, 6 cortes de árvores e 163 entregas de lona (cerca de 6.000 m²).
• Abelardo Luz: 3 cortes de árvores e 14 lonas entregues (aprox. 400 m²).
• Faxinal dos Guedes: desobstrução de 2 km da BR-282, três veículos atingidos (sem vítimas), além de corte de árvore e entrega de lonas.
• Xaxim: 2 entregas de lona (10 m²).
• Ponte Serrada: apoio às ações em Faxinal dos Guedes.
• Dionísio Cerqueira: cortes de árvores, liberação de vias e entrega de lonas (1.500 m²).
Região Sul também registra danos
No Sul do estado, o CBMSC trabalhou em Criciúma, Sombrio, Turvo, Araranguá, Balneário Arroio do Silva e Forquilhinha. Entre as ocorrências, destaque para o resgate de uma pessoa com deficiência física que ficou ilhada dentro de um veículo. Houve ainda cortes preventivos de árvores que apresentavam risco à população.
Na região de Tubarão, foram registradas quedas de árvores, destelhamentos, danos em rede elétrica e pontos de alagamento em diversos municípios como Tubarão, Laguna, Capivari de Baixo, Imbituba, Braço do Norte, Jaguaruna e Pescaria Brava, onde três pessoas precisaram ser retiradas preventivamente devido a um deslizamento de terra.
Grande Florianópolis
Em Florianópolis e São José, cinco ocorrências foram registradas neste sábado, todas relacionadas a quedas de árvores sobre residências e vias públicas. As equipes atuaram na remoção dos galhos e liberação das áreas afetadas.
Orientações continuam válidas
Apesar da redução dos ventos, o CBMSC orienta que a população permaneça em alerta e siga as recomendações das equipes de emergência e da Defesa Civil. As Forças-Tarefa seguem em sobreaviso para atendimento imediato, caso necessário.
Em situações de risco, a população pode acionar o Corpo de Bombeiros Militar pelo número 193.
Fonte: Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina












Comentários