Neste final de semana, 18 e 19 de outubro, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil realizou a Seleção Nacional, em Joinville/SC, para o ingresso de novos alunos no ano de 2025. Candidatos de Santa Catarina e de mais 16 estados do Brasil estiveram na cidade para disputar uma das 40 vagas oferecidas pela instituição. Este ano, mais de 3 mil bailarinos participaram das pré-seletivas, resultando em um índice de 77 candidatos por vaga. Na etapa final, que aconteceu neste final de semana, 400 crianças de todo o país participaram.
Foram realizados testes médico-fisioterápicos, que analisaram postura, estrutura física, habilidades motoras, frequência cardíaca e respiratória, força, musculatura e articulações. Além disso, houve testes artístico-musicais e cognitivos que avaliaram as habilidades técnicas e artísticas, musicalidade, flexibilidade, projeção cênica e o desempenho intelectual dos candidatos.
Os 40 aprovados ingressam no curso de Dança Clássica e iniciam o 1º ano da instituição em fevereiro de 2025 e o curso gratuito tem duração de 8 anos.
Para a coordenadora da Seleção Nacional da Escola Bolshoi, Sylvana Albuquerque, o teste vai além da dança; é uma oportunidade para transformar vidas. “Muitas crianças vêm de realidades muito diversas, enfrentando desafios que não podemos imaginar. Elas carregam expectativas, medos e esperanças. Nossa missão é acolhê-las com respeito, empatia e carinho, independentemente de suas origens. Para muitas, essa pode ser a primeira vez que têm a chance de sonhar.”
Aprovados para 2025
Aprovados Dança Clássica Masculino – 1º Ano
Arthur Leivy Santos de Carvalho, Valença/BA
Breno Trainotti Storckmann, Joinville/SC
Carlos Dias Camargo de Souza, Joinville/SC
Cauã Freitas Nossa, Cariacica/ES
Davi da Silva Alves dos Santos, Planaltina/DF
Davi Lucca Schmitz Bernardo, Joinville/SC
Gabriel Fabrício Florêncio dos Santos, João Pessoa/PB
Gael Medeiros Mamede Furtado, Brasília/DF
George Nascimento de Castro, João Pessoa/PB
Hiago Rosa Silveira, Joinville/SC
Isaac Damaceno Lima, Serra Negra/SP
Jean Lucca Vigira da Cruz , Joinville/SC
Joaquim da Silva Pereira, João Pessoa/PB
Luis Gustavo Barros da Silva, Planaltina/DF
Neemias dos Santos de Jesus, Valença/BA
Paulo Mariano de Carvalho Aguiar da Silva, Marcelândia/MT
Rafael Moreno Rodrigues, Palhoça/SC
Rhael Nicolas Guimarães Simon, Rio de Janeiro/RJ
Silvio Eduarde Moreira Maciel, Itapoá/SC
Vicenzo Oliveira Pessoa Silva, Americana/SP
Aprovados Dança Clássica Feminino – 1º Ano
Alice Campos Pereira, Prudentópolis/PR
Alice Evangiline Bezerra do Nascimento, Rio de Janeiro/RJ
Ana Júlia de Abreu Barbosa, Toledo/PR
Andressa dos Santos, Joinville/SC
Anita Felix Passos Rangel, Joinville/SC
Brenda Andrade Pereira, Joinville/SC
Giovanna Simão Mundim, Paracatu/MG
Isabela Rodrigues Moreira, São Leopoldo/RS
Isabella Murbach Ferreira, Campinas/SP
Isabelli Fachin, São Lourenço do Oeste/SC
Isadora Seizer Nunes, Campo Grande/MS
Kauany de Lima, Joinville/SC
Lara Rodrigues Ribeiro, Santa Cruz das Palmeiras/SP
Laura Alves de Arajo, Nova Iguaçu/RJ
Livia Vieira Longato, Brasília/DF
Luiza Gomes Campelo Pereira, São João de Meriti/RJ
Maria Eduarda Zamparetti Semonetti, Tubarão/SC
Maria Júlia Casanova Lopes, Manaus/AM
Maria Lúcia Lopes Sai, Recife/PE
Nataly Ribeiro Pereira Concer, Lages/SC
Os aprovados na Seleção Nacional, serão bolsistas, com 100% de gratuidade e recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar e todo o ensino técnico da dança. Os alunos recebem educação, aprendem uma profissão, exercitam responsabilidade e constroem cidadania. As matrículas acontecem no mês de novembro, e os documentos serão disponibilizados pelo site da instituição. Informações na secretaria escolar pelo fone 47 3422-4070.
Curso Livre Preparatório
Além dos 40 novos alunos aprovados para 2025 que ingressam no 1º ano, a Escola Bolshoi oferece para crianças da cidade de Joinville, o curso livre, gratuito. A lista dos convocados está no edital da seleção no site da Escola. As famílias serão contatadas pela secretaria da Escola Bolshoi para informações necessárias.
Aprovados Curso Livre (Preparatório Joinville)
Alice Reimann da Piedade
Amábile Todt Tomé
Ana Beatriz Baumann
Ana Clara Moura M. Peixoto
Arthur Davi Favero
Bernardo Paulo Vaz Reiter
Eliza Karolayni Pereira da Silva
Elizabeth Oliveira Franco
Gustavo Henrique Capistrano
Isadora Caroline Madureura Garcia
João Felipe Ferreira Soares da Costa
Manuela Brandes
Manuella Campos Vidal do Lago
Pedro Santos Muller
Riccielis Del Valle Salazar Diaz
Sofia Ramos Santos
Taylor Eduardo Fonseca da Silva
Escola Bolshoi
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única extensão do Teatro Bolshoi no mundo e pela primeira vez, o Teatro transfere a outro país o método de ensino de balé que o tornou uma das mais respeitadas instituições do mundo. Com 24 anos de implantação no Brasil a Escola concede bolsas de estudo de 100% gratuitas para cerca de 247 alunos do curso técnico. A instituição busca a melhor formação, e garante o acesso de crianças ao mundo da cultura, ampliando seus horizontes. A sua missão é formar artistas-cidadãos, promovendo e difundindo a arte-educação.
A Escola é uma instituição, com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, que tem apoio da Prefeitura Municipal de Joinville, do Governo do Estado de Santa Catarina e dos “Amigos do Bolshoi”, empresas e pessoas físicas socialmente responsáveis que contribuem com o projeto por meio de serviços prestados e patrocínios não incentivados ou incentivados por leis de incentivo à cultura municipal, estadual e federal. A Escola Bolshoi conta com o patrocínio de empresas como: Diamante Energia, Porto Seguro, Whirpool, Aurora, Brascabos, BRDE, Catallini Terminais Marítimos, Celesc, Ciser, Engie, Nidec, Texpa, TKEe demais Amigos que contribuem com a arte no país.
Commenti