
Notícias de Joinville e Região



notícias de Joinville e Região
Saúde

Joinville realiza Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal na sexta-feira
Na sexta-feira (17/11), a Secretaria da Saúde da Prefeitura de Joinville realiza a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal. Serão oferecidos exames bucais para diagnóstico precoce do câncer em 30 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) do município e em uma tenda instalada junto ao estacionamento da Expoville.
A lista de UBSFs que integram a campanha e o horário de atendimento em cada uma delas está disponível no site da Prefeitura (bit.ly/CampanhaCancerBucal). Não é preciso agendamento prévio e o serviço nesse dia é específico para pessoas que apresentam fator de risco ou sintomas que podem indicar suspeita de câncer bucal. A tenda na Expoville funcionará no dia 17 de novembro durante as atividades da Festa das Flores, das 9h às 21h.
A campanha tem a parceria da Universidade da Região de Joinville (Univille), Associação Brasileira de Odontologia (ABO Joinville), Conselho Regional de Odontologia (CRO Joinville) e do Hospital Erasto Gaertner, de Curitiba.
Segundo a gerente técnica de odontologia da Secretaria da Saúde, Christine Böhm da Costa, o objetivo dos exames é inspecionar os tecidos moles da boca, para averiguar a presença de lesões que podem ser tratadas no sistema público de saúde.
“Todos os pacientes serão orientados quanto à necessidade de atendimento especializado e serão encaminhados para realização de biópsias e o devido tratamento pelo setor de estomatologia, conforme a necessidade encontrada pela equipe de saúde bucal”, explica a gerente.
O público alvo são pessoas que usam cigarros eletrônicos (vapers), cigarros, charutos, que ingerem frequentemente bebidas contendo álcool e trabalhadores expostos ao sol, o que favorece a formação de feridas nos lábios.
“Vamos procurar identificar lesões bucais nas bochechas, lábios, língua, palato e assoalho da boca que não cicatrizam há mais de 15 dias. Lesões brancas, vermelhas, escurecidas ou endurecidas. Caroços no pescoço também são indícios”, detalha Christine
Cerca de 32 cirurgiões-dentistas das UBSFs estarão realizando exames da Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal, além de profissionais do CRO, da ABO, da Univille e da equipe do Hospital Erasto Gaertner. No total, serão cerca de 70 dentistas mobilizados na ação, além de alunos da Odontologia da Univille que atuarão na organização. Os exames serão feitos por cirurgiões-dentistas.
Joinville é destaque na imprensa nacional como referência em tratamento do AVC
Os resultados e o reconhecimento internacional obtido pelo Joinvasc, programa público de tratamento de acidente vascular cerebral (AVC) de Joinville, foram destaque da reportagem publicada no portal da revista Veja (https://bit.ly/JoinvascRevistaVeja).
O texto ressalta que, além de beneficiar mais de 12 mil pessoas, o Joinvasc serviu de modelo para o Ministério da Saúde definir as políticas nacionais sobre AVC.
Também na reportagem, está a informação de que o programa motivou a criação do programa de certificação da World Stroke Organization (associação médica sem fins lucrativos que trabalha para aumentar a conscientização sobre a prevenção e o tratamento do AVC). Nesta certificação, o Joinvasc recebeu o reconhecimento máximo de centro avançado de AVC, em 2021, sendo replicado em mais de 20 centros de tratamento da América Latina.
Para o neurologista Alexandre Longo, médico coordenador do Joinvasc, a divulgação é de grande importância para o programa e representa mais um reconhecimento em âmbito nacional.
“Destaca ainda mais a importância do projeto para a nossa comunidade, servindo de modelo para o Brasil e para o mundo, sobre a possibilidade de ter serviços de AVC organizados, oferecendo à população tratamento de alta qualidade, em todas as etapas da linha de cuidado do paciente, desde a prevenção até a reabilitação dentro do conceito de valor em saúde e, especialmente, por ser um serviço público”, ressalta o médico.
Resultados
Ao longo dos seus quase 30 anos em atividade, o Joinvasc acumula resultados expressivos em relação às taxas de incidência, mortalidade e redução de incapacidade dos indivíduos acometidos por AVC.
De acordo com Alexandre, também é importante destacar o papel do programa na coleta de indicadores assistenciais que monitoram continuamente toda a jornada do paciente na cadeia de cuidado, desde a atenção primária.
“Como exemplo, temos o projeto FASUS (Fibrilação Atrial no Sistema Único de Saúde) que está em pleno andamento em algumas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) de Joinville. O objetivo é a detecção precoce de uma arritmia cardíaca bastante comum na população geral, especialmente em idosos, que aumenta muito o risco de AVC grave”, diz o médico.
Outra importante contribuição do Joinvasc é para a comunidade acadêmica, já que o programa fornece um banco de dados epidemiológicos e genéticos, único em toda a América Latina. Informações, essas, que garantem destaque ao corpo acadêmico em publicações científicas de alto impacto.
O programa possui caráter educacional relevante para profissionais de saúde como médicos, enfermeiros, reabilitadores (fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoterapeutas), psicólogos e nutricionistas.
Mais investimentos para o tratamento de AVC
Para melhorar os serviços de tratamento de AVC, a Prefeitura de Joinville adquiriu um novo angiógrafo (sistema de hemodinâmica utilizado para a realização de procedimento neuroendovascular) para o Hospital Municipal São José. O investimento foi de R$ 4,3 milhões, provenientes de emenda enviada ao Orçamento Geral da União, pela senadora Ivete da Silveira.
Também foram adquiridos equipamentos que serão empregados na sala do angiógrafo, como bisturis elétricos, monitores multiparâmetros e aparelhos de ar-condicionado, entre outros itens.
O neurologista Alexandre Longo explica que o novo angiógrafo é de fundamental importância para a melhoria do atendimento aos pacientes com AVC na fase aguda, quando tempo para se realizar o procedimento de recanalização da artéria cerebral que está obstruída é o principal determinante do sucesso do procedimento.
“Isto é, maior chance de sobrevivência do paciente, com a menor sequela possível”, conclui o médico.
O novo angiógrafo, que é importado, deve chegar em Joinville em breve. Enquanto isso, o procedimento é realizado por meio de um convênio com um hospital particular. Também durante esse período, o Hospital Municipal São José alinha com a equipe do departamento de Neurorradiologia Intervencionista as adequações técnicas necessárias no espaço onde será instalado o equipamento.
