Até esta sexta-feira (17/5), equipes da Vigilância Ambiental e da Secretaria de Meio Ambiente (Sama) de Joinville realizam uma ação de limpeza nos cemitérios municipais para eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti.
A iniciativa tem o objetivo de retirar de sepulturas embalagens e plásticos deixados nos locais como homenagens ao Dia das Mães, e que podem armazenar água e dar origem a focos do mosquito da dengue.
A limpeza teve início na quarta-feira (15/5), no Cemitério Municipal. Até o final da semana, a ação ocorre nos cemitérios São Sebastião, no Iririú, e no Nossa Senhora de Fátima, no João Costa.
“Os cemitérios são pontos estratégicos e, por isso, são vistoriados quinzenalmente e recebem aplicação de inseticida a cada 60 dias”, explica o gerente de Gestão Estratégica e Articulação da Rede em Saúde de Joinville, Anderson da Silva.
De acordo com Anderson, para evitar a proliferação do Aedes aegypti nos cemitérios, a orientação é que as pessoas não deixem plásticos e outros materiais que possam acumular água.
“Os plásticos junto com as flores formam um bolsão de água e viram criadouro potencial de mosquito. Pelo mesmo motivo, também orientamos que as pessoas procurem eliminar ou virar os pratos que ficam embaixo dos vasos”, alerta.
Comentários