As pessoas que fazem parte dos públicos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, podem aproveitar este sábado (13/4), para participar do Dia D da Vacinação Contra a Influenza (gripe) e dengue.
Nesta data, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde (SES), abrirá 21 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) em todas as regiões da cidade. O atendimento será das 8h às 12h.
De acordo com a coordenadora da Imunização e da Unidade de Atendimento Especializado da SES, Nicoli dos Anjos, mesmo quem recebeu o imunizante contra a gripe no ano passado, deve voltar a tomar a vacina.
“Todo ano a pessoa deve se imunizar contra a gripe, pois as vacinas são atualizadas conforme as mutações dos vírus”, explica.
Na atual etapa da campanha nacional de vacinação contra a Influenza, podem receber o imunizante crianças de 6 meses a até 5 anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e profissionais das Forças Armadas.
Também estão contempladas as pessoas com deficiência permanente, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, população privada de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.
Para tomar a vacina, é necessário apresentar documento oficial do foto, Carteira de Vacinação e no caso de trabalhadores contemplados no grupo prioritário, um comprovante da profissão que exercem.
Vacina contra a dengue
Além da vacina contra a gripe, as UBSFs abertas no sábado terão disponíveis vacinas contra a dengue e outros imunizantes para quem precisa atualizar a sua Carteira de Vacinação.
Para a vacina da dengue, o público-alvo definido pelo Ministério da Saúde são crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos que não tiveram dengue nos últimos seis meses e que não estejam com suspeita da doença, febre ou sintomas gripais. A imunização é feita com duas doses da vacina, aplicadas com três meses de intervalo.
Cobertura vacinal precisa aumentar
De acordo com números da Secretaria da Saúde de Joinville, a cobertura vacinal contra a dengue é de 27,74%.
Já em relação à vacinação contra a gripe, iniciada em 21 de março, a cobertura atingiu 13,5% da população-alvo da campanha.
“A cobertura está muito baixa, estamos vivendo um momento com uma grande demanda de pessoas com dengue ou com síndromes respiratórias. Então, é muito importante que, quem faz parte dos públicos contemplados, procure as unidades pra realizar a imunização, evitando possíveis agravamentos da doença”, reforça Nicoli.
UBSFs que estarão abertas no sábado (13/4)
UBSF Adhemar Garcia (rua Vicente Alves Pereira, Adhemar Garcia)
UBSF Aventureiro I (rua Alino José Alípio, Aventureiro)
UBSF Boehmerwald (rua Universidade, 377, Boehmerwald)
UBSF Edla Jordan (avenida Paulo Schroeder, 2605, Petrópolis)
UBSF Estevão de Matos (rua Maria Marques Leandro, 505, Paranaguamirim)
UBSF Floresta (rua República do Peru, Floresta)
UBSF Ilha (rua Antônio Augusto Livramento, 289, Espinheiros)
UBSF Itaum (rua Guanabara, 548, Guanabara)
UBSF Itinga (rua Santa Gertrudes, Itinga)
UBSF Jardim Edilene (avenida Kurt Meinert, Paranaguamirim)
UBSF Jardim Paraíso 3 (Estrada Timbé, 7130, Jardim Paraíso)
UBSF Jardim Sofia (rua Professor Eunaldo Verdi, 469, Jardim Sofia)
UBSF Jarivatuba (rua Monsenhor Gercino, 5484, Jarivatuba)
UBSF Leonardo Schilikmann (rua Jorge Augusto Emílio Müller, 118, Iririú)
UBSF Morro do Meio (rua Itapeva, Morro do Meio)
UBSF Parque Douat (rua Inambu, 4033, Costa e Silva)
UBSF Parque Guarani (rua Diovana Maria Rodrigues, 102, Parque Guarani)
UBSF Parque Joinville (Igreja Nossa Senhora Aparecida, rua Willy Schossland, 1220, Aventureiro)
UBSF Pirabeiraba (rua Carlos Heins Funke, Pirabeiraba)
UBSF Profipo (rua Cidade de Patos de Minas, Profipo)
UBSF Vila Nova Sede (rua XV de Novembro, 8470, Vila Nova)
Kommentare