top of page

Prefeitura de Joinville obtém aprovação para financiamento internacional de R$ 360 milhões

  • joinvilleinformaco
  • 18 de jun.
  • 2 min de leitura

A proposta da Prefeitura de Joinville para contratar um financiamento internacional junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), no valor de aproximadamente R$ 360 milhões - equivalente a 57 milhões de euros - recebeu parecer favorável da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), vinculada ao Ministério do Planejamento e Orçamento. Com a aprovação, o município avança no acesso a uma linha de crédito com as melhores condições disponíveis no mercado.


“Esse financiamento nos permitirá executar projetos estratégicos para o desenvolvimento de Joinville, com foco em habitação, infraestrutura e sustentabilidade. São obras que vão melhorar a qualidade de vida dos joinvilenses”, destaca a prefeita em exercício, Rejane Gambin.


Entre as ações previstas com o recurso, estão a construção de 364 moradias de interesse social e a urbanização das localidades do Morro do Amaral, Comunidade Machado e Lagoinha. Também serão executadas obras de prevenção a alagamentos e inundações, como o desassoreamento de trecho do Rio Cachoeira e uma nova etapa do Parque Linear Porto Cachoeira.


Além das obras físicas, estão contempladas a elaboração do Plano Municipal de Habitação e o Plano Municipal de Enfrentamento às Mudanças Climáticas.


*Nota CAPAG viabilizou financiamento*


Para obter o aval da Cofiex, foi essencial a elevação da nota de Capacidade de Pagamento (CAPAG) do município, concedida pela Secretaria do Tesouro Nacional no início deste ano. Joinville passou a ter nota B - em uma escala que vai de A a D - o que permite a contratação de financiamentos com garantia da União. Apenas municípios com nota A ou B podem acessar esse tipo de operação.


A nova classificação se baseia no desempenho financeiro da Prefeitura de janeiro a dezembro de 2024. No quesito endividamento, Joinville recebeu nota A, com comprometimento de apenas 18,36% da receita com empréstimos. Já nos indicadores de poupança corrente e liquidez relativa, a cidade obteve nota B.


Com a melhora na avaliação, Joinville reforça sua credibilidade junto a organismos financiadores e amplia o acesso a financiamentos internacionais com condições mais vantajosas.

 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© JoinvilleInformações. Criado e desenvolvido por Digital Marketing Monkeys

bottom of page