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Prefeitura de Joinville automatiza processo e reduz prazo para emissão de ITBI para imóveis financiados


A partir desta segunda-feira (22/7) a emissão da guia do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) para casos de financiamento passa a ser imediata. A Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Joinville automatizou o processo e o prazo, que era de em média três dias úteis, agora é de poucos segundos.


Atualmente, aproximadamente 40% dos pedidos de emissão de ITBI são para imóveis financiados, em números absolutos são, em média, 400 processos do tipo ao mês.


Para fazer a solicitação, o usuário continua acessando o Autosserviço da Prefeitura, onde ele informa todos os dados necessários no processo. A diferença é que estas informações agora passam por processamento digital – antes era necessária a intervenção humana em cada processo.


Durante as últimas semanas, profissionais da Secretaria da Fazenda apresentaram as melhorias para atuantes em imobiliárias, correspondentes bancários e outros órgãos e entidades interessados, como Sindicato da Indústria Construção Civil de Joinville (Sinduscon), Associação Catarinense de Construtores e Afins (ACCA) e Associação Joinvilense de Engenheiros Civis (Ajeci). Estes formam o público que costuma lidar com este tipo de processo.

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