A partir desta quinta-feira (15), a Prefeitura de Joinville amplia o atendimento para pessoas com casos suspeitos e confirmados de dengue, com a ativação do modelo Sentinela em três Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), para atuar como suporte dos atendimentos. A estratégia estava prevista no plano Joinville Contra a Dengue, lançado em dezembro de 2023.
"Pessoas com sintomas de dengue que precisarem de atendimento devem procurar o Posto de Saúde mais perto de sua casa e aumentar imediatamente o consumo de água, que deve chegar a seis litros por dia. Caso necessário, será feito o encaminhamento para as Unidades Sentinela ou para outros locais, como as UPAs ou os Hospitais", orienta a secretária da Saúde de Joinville, Tânia Eberhardt.
Ao todo, Joinville conta com uma rede formada por 54 Unidades Básicas de Saúde da Família, em todas as regiões da cidade. A lista completa com endereços e horário de funcionamento estão disponíveis no site da Prefeitura (bit.ly/UBSF-Joinville). No início deste ano, mais de 1,2 mil servidores passaram por treinamento sobre o fluxo de atendimento para pacientes com dengue.
As três UBSFs que passaram a funcionar no modelo Sentinela são: Comasa, João Costa e Glória. Elas terão horário de atendimento ampliado, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e disponibilizarão atendimento especializado, incluindo coleta de exames e hidratação intravenosa, caso necessário.
Em caso de agravamento do quadro clínico, o paciente poderá ser encaminhado para as Unidades de Pronto-atendimento (UPAs) ou para os Hospitais. No Hospital Municipal São José, há leitos específicos para pacientes com dengue. Os demais hospitais da cidade também estão preparados para atender casos mais graves.
Unidades Sentinela
As Unidades Sentinela para atendimento de pacientes com dengue, que tem horário de funcionamento das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, são: UBSF Comasa (Rua Ponte Serrada, 34), UBSF João Costa (Rua José Fernandes Dias, 129) e UBSF Glória (Rua Brigada Lopes, s/n).
Solicitação ao Ministério da Saúde
Também nesta quinta-feira (15), a Secretaria da Saúde de Joinville enviou ofício ao Ministério da Saúde solicitando que a cidade seja priorizada no envio das vacinas contra a dengue.
No ofício, foi detalhada a situação da dengue no município, bem como as ações que já estão em andamento com o plano Joinville Contra a Dengue. O documento foi assinado pela secretária da Saúde, Tânia Eberhardt, e direcionado para a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e também para a secretária de Vigilância em Saúde, Ethel Maciel.
Em 8 de fevereiro, o Ministério da Saúde iniciou a distribuição da vacina contra a dengue no Brasil. Ao todo, 521 municípios receberão imunizante, incluindo Joinville. Em um primeiro momento, a vacina será administrada em crianças de 10 e 11 anos, devido ao volume reduzido de doses disponibilizado pelo fabricante.
"Temos uma rede muito bem estruturada para a aplicação das vacinas. Assim que elas chegarem, vamos iniciar imediatamente a administração no público indicado", explica Tânia.
Comentarios