A obra da ponte sobre o Rio Cachoeira teve mais um importante avanço nesta sexta-feira (23). As primeiras quatro vigas longarinas do primeiro vão de acesso da margem esquerda da ponte (lado da rua Aubé) foram implantadas. No total, serão 11 vigas instaladas nesta margem até a próxima semana.
O trabalho mobilizou maquinário pesado, exigiu precisão e muito cuidado, pois cada viga pesa cerca de 20 toneladas e tem 22 metros de comprimento.
As estruturas pré-moldadas foram transportadas por carretas até o local da obra. Durante alguns momentos a rua Aubé precisou ser interditada para veículos na parte da manhã e na parte da tarde para a manobra dos caminhões.
As vigas foram içadas dos caminhões com a utilização de guindastes e implantadas na estrutura da ponte.
A ponte sobre o Rio Cachoeira será formada por um total de cinco vãos, sendo dois na margem esquerda (rua Aubé), um central, e dois na margem direita (rua Dr. Plácido Olímpio de Oliveira) onde todas as vigas longarinas já foram instaladas. A ponte inteira terá um total de 55 vigas.
As obras e a ponte
O consórcio formado pela Itaúba Incorporações e Construções Ltda e a Empreiteira de Mão de Obra Adrimar Ltda está realizando a obra da ponte sobre o Rio Cachoeira, orçada em R$10.650.000,00.
A estrutura beneficiará a região central e os bairros Bucarein, Boa Vista e entornos, melhorando a mobilidade, a segurança e a fluidez de trânsito.
Quando a obra estiver finalizada, contará com 118 metros de extensão e 13 metros de largura. A estrutura terá duas pistas para carros, cada uma com 3,5 metros de largura e dois passeios para pedestres e ciclistas.
Um diferencial da obra é o espaço livre para a passagem de embarcações sob a ponte, que será de 16,15 metros de largura por 6,6 metros de altura.
Comments