Que tal aproveitar o domingo (7/7) para, em um mesmo endereço, degustar delícias gastronômicas do Haiti, Venezuela, Alemanha, Japão, Polônia, Itália e também do Brasil? Além de muitos pratos típicos, a 6ª edição do Festival do Museu Nacional de Imigração e Colonização (MNIC) terá apresentações culturais e muitas atividades para celebrar as diferentes culturas por meio da participação de comunidades de imigrantes, migrantes e joinvilenses.
Com o tema “Interação Cultural”, 6º Festival do MNIC ocorre no domingo, das 10h às 20h, no Jardim do Museu e também na Rua Rio Branco. O evento é aberto ao público e reunirá grupos, associações, coletivos e outras instituições que representam as mais diversas culturas de quem vive em Joinville.
O Festival, que celebra os 67 anos do MNIC, promoverá oficinas, rodas de conversa, exposições, apresentações de dança e de música e contará com culinária de diferentes países e grupos, além de artesanato.
O objetivo é promover a integração dos grupos, coletivos e associações com a comunidade joinvilense, tornando-se espaço para manifestações da cultura material e imaterial de diversas nacionalidades, elementos da vivência migrante e na relação afetiva com as próprias identidades.
Quem participar do Festival também poderá conferir apresentações de corais em guarani, quilombola e italiano, declamação de poesia, samba, arte marcial e dança folclórica. Haverá exposição de bonsai, de bonecas, de indumentárias, além de artesanato indígena, venezuelano e afro-brasileiro. A programação completa do 6º Festival do MNIC pode ser conferida no site da Prefeitura de Joinville (bit.ly/FestivalMNIC).
Para a montagem da estrutura do 6º Festival do MNIC, a Rua Rio Branco, entre as Ruas 3 de Maio e Jerônimo Coelho, será fechada na sexta-feira (5), a partir das 13h. Na segunda-feira (8), o trânsito estará liberado a partir da 1h da madrugada.
Comentários