top of page

Mostra Infantojuvenil do FALA São Chico recebe centenas de alunos em quatro sessões de cinema


Alunos da rede pública de seis escolas de São Francisco do Sul estão vivendo a experiência transformadora de ir ao cinema para assistir documentários, alguns pela primeira vez, no FALA São Chico 2024. A Mostra Infantojuvenil é composta este ano por filmes voltados ao público entre 11 e 17 anos, todos com classificação indicativa livre. As sessões acontecem no palco principal do festival, o Cine Teatro X de Novembro, seguidas sempre de uma dinâmica com o público depois dos filmes.


Sete ônibus transportam os alunos nos dois dias da mostra. Neste primeiro dia, vieram 310 crianças e adolescentes. Uma das escolas foi a Escola Indígena EIEF Laranjeiras, da Aldeia Morro Alto.


“É uma oportunidade dos alunos guaranis verem que podem fazer seus próprios documentários, sobre seu mundo, de quebrar paradigmas e preconceitos”, diz a professora Izabela Machado, e também de criar com outras formas de arte. Luciano Euzébio Martins, 14 anos, por exemplo, gosta de escrever e estava entusiasmado com a presença de Rubens Teodoro, o Menthor, rapper e personagem do filme curitibano A Trilha Sonora de Um Bairro, um dos filmes da mostra.


Joana Vitória de Oliveira, 15 anos, foi uma das alunas a fazer perguntas no bate-papo após a sessão. “Amei muito o filme, deu pra ver o outro lado do rapp. Os três filmes tratam de outras formas de ver a música, gostei muito, espero que o festival aconteça mais vezes”.


Da EEB Professor Nicola Baptista, na Praia da Enseada, vieram 90 alunos, e foi a primeira vez no cinema para alguns deles. Na edição passada do FALA a escola sediou oficinas de documentário. “Os alunos gostaram ano passado, a expectativa é que o festival permaneça e seja cada vez melhor”, diz a professora Tiane Schmitt.


Além do público escolar, as sessões são abertas a todos. As crianças votam no seu filme preferido ao final, para escolher o melhor filme pelo Júri Popular.  


O FALA São Chico 2024 é produzido através da Lei de Incentivo à Cultura e por meio do Programa de Incentivo à Cultura - PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. Tem parceria das empresas especializadas em audiovisual DOT, Link Digital, Media Mundus, Mistika e Naymovie. Apoio institucional da Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul e da Fundação Cultural Ilha de São Francisco e Associação Empresarial São Francisco do Sul. Com apoio Wana e Full Port e Incentivo do Grupo Krona e Condor.  Realização Associação Cultural Panvision, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.


O Festival será realizado de 19 a 22 de junho. A programação completa está disponível no site falasaochico.com.br/ e nas redes sociais @falasaochico.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page