Dados apontam aumento de 27% em relação a 2023
De acordo com dados do Sebrae/SC, houve um aumento de 27% de novos negócios criados no primeiro semestre em Joinville em relação ao mesmo período em 2023. De janeiro a junho, surgiram mais de 12 mil empresas, enquanto em 2023, 9,6 mil negócios foram abertos no mesmo semestre.
Entre as novas empresas de 2024, 11,7 mil são pequenos negócios, sendo que 3/4 desse resultado se deve ao MEI, que abriu mais de 8,8 mil registros em Joinville esse ano; as microempresas somam mais de 2,4 mil CNPJs e as empresas de pequeno porte abriram 417 novos negócios até então. Em 2023, foram 9 mil pequenos negócios abertos.
Para o gerente regional do Sebrae/SC, Jaime Dias Junior, muitas dessas empresas são MEIs que buscaram a regularização.
"Enfatizamos cada vez mais a importância de regularizar os negócios e, ao mesmo tempo, criando oportunidades para que os empreendedores que já são MEIs possam crescer ainda mais, avançando para uma ME, por exemplo. Empresas regulamentadas oferecem uma perspectiva de negócio mais sólida, abrindo novas portas para crescimento e geração de empregos. Para os MEIs que já estão bem estabelecidos, o Sebrae oferece uma série de trilhas de aprendizagem que apoiam a evolução do negócio para um nível superior em sua trajetória," explica.
Atualmente em Joinville existem 98.016 pequenos negócios abertos, sendo 55.462 MEI, 35.167 ME e 7.387 EPP. O principal setor que lidera essa expansão é o setor de serviços, seguido de comércio, indústria, construção civil e agronegócio.
"O Sebrae está comprometido em apoiar o empreendedor na transição para a profissionalização e na estruturação da gestão de suas empresas. O aumento no número de novos negócios em Joinville reforça a importância de programas de incentivo ao empreendedorismo, que desempenham um papel crucial no desenvolvimento econômico da região," finaliza Jaime.
Comments