Justiça autoriza soltura de presos em Joinville por superlotação na penitenciária
- joinvilleinformaco
- 9 de jul.
- 1 min de leitura

Por: williamfritzke
Mais de 80 detentos do regime semiaberto da Penitenciária Industrial de Joinville começaram a ser liberados nesta semana após decisão da Justiça motivada pela superlotação da unidade. A penitenciária, que possui capacidade para 180 presos nesse regime, atualmente abriga 269 um excedente de 89 pessoas.
A medida se baseia na Súmula Vinculante nº 56 do Supremo Tribunal Federal (STF), que determina que a falta de vagas não pode justificar a permanência de presos em regime mais rigoroso do que o fixado na sentença.
A Justiça determinou a progressão antecipada para o regime aberto para apenados que teriam direito ao benefício nos próximos nove meses. Além disso, outros detentos próximos da progressão foram autorizados a cumprir prisão domiciliar com monitoramento por tornozeleira eletrônica.
Para continuar em liberdade, os beneficiados deverão seguir uma série de condições, entre elas:
Recolhimento domiciliar noturno;
Proibição de sair do município sem autorização judicial;
Comparecimento mensal ao juízo da execução penal;
Cumprimento rigoroso das regras do monitoramento eletrônico.
A decisão também deixa claro que, em caso de qualquer descumprimento, o apenado poderá ser imediatamente reconduzido ao regime fechado.
A medida visa garantir o direito constitucional à individualização da pena e ao mesmo tempo reduzir a pressão sobre o sistema prisional, que sofre com a constante falta de estrutura adequada para atender à demanda crescente.











Comentários