Joinville inicia estratégia de vacinação contra a gripe em CEIs e unidades escolares do município
- joinvilleinformaco
- 27 de jun.
- 2 min de leitura

Em uma ação promovida pelas Secretarias da Educação e da Saúde de Joinville, a partir desta sexta-feira (27) inicia-se uma nova estratégia de vacinação da gripe em CEIs e unidades escolares do município para aumentar os índices de imunização deste público-alvo.
A coordenação das escolas e CEIs participantes da ação vão informar aos pais e responsáveis com antecedência, orientando sobre a importância da vacinação e riscos das síndromes respiratórias. A aplicação do imunizante será realizada pelas equipes da Atenção Primária, com a presença e autorização dos pais, dentro das dependências da instituição e em horários pré-determinados.
No período matutino, a vacinação ocorre das 10h30 ao meio-dia, e no período da tarde, das 16h às 18 horas. É importante levar a caderneta de vacinação da criança e documento com foto dos pais ou responsável.
Nesta sexta-feira (27), a ação ocorre no CEI Espaço Encantado, com profissionais da UBSF Bucarein. No dia 30 de junho, a vacinação é promovida pela UBSF Pirabeiraba no CEI Cachinhos de Ouro. No dia 2 de julho, profissionais da UBSF Jardim Edilene estarão no CEI Marilene dos Passos para imunização.
Crianças menores de seis anos estão entre os grupos prioritários da campanha de vacinação deste ano e registraram índices abaixo do esperado de imunização, com 32% de crianças vacinadas.
"A escola é um ambiente estratégico para promover de forma integrada ações de vacinação. Esta iniciativa fortalece a parceria entre a Educação e a Saúde no desenvolvimento de práticas que facilitam o acesso das famílias e garantem mais saúde aos nossos estudantes”, avalia Giani Magali da Silva de Oliveira, diretora executiva da Secretaria de Educação.
Desde o início deste ano, a vacina da gripe passou a integrar o calendário vacinal de rotina de crianças a partir de seis meses a menores de seis anos.
“As crianças desta faixa etária são mais suscetíveis a desenvolver sintomas graves da gripe e passar por internações. Por este motivo, esta mobilização estratégica prioriza inicialmente os alunos dos CEIs”, detalha Jaqueline Fornari, Gerente de Vigilância em Saúde de Joinville.
*Vacina da gripe disponível para toda a população*
A vacina da gripe continua disponível para toda a população nas UBSFs e Sala de Vacina Central. Segura e eficaz, a vacina contra a gripe ajuda o organismo a desenvolver mecanismos de defesa e evitar casos graves da doença, como internações, pneumonias e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Sem a proteção da vacina, os grupos prioritários apresentam maior risco de desenvolver complicações da doença.
A vacina deve ser reaplicada anualmente devido a alteração das cepas dos vírus do imunizante, considerando sempre os tipos de vírus Influenza em circulação no determinado período.
As UBSFs e a Sala de Vacinas Central funcionam de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados e pontos facultativos. A orientação é chegar ao local pelo menos meia hora antes do fechamento e não é necessário agendar. Os endereços e horários de atendimento estão disponíveis no site da Prefeitura (bit.ly/UBSFJoinville).
Komentarji