top of page

Guarda Municipal de Joinville recebe capacitação continuada


Todos os agentes da Guarda Municipal de Joinville estão recebendo capacitação continuada para aprimorar conhecimentos e técnicas utilizadas na rotina de trabalho. As qualificações começaram em setembro e encerram neste mês de dezembro. No total, serão mais de 80 horas de atividades de aperfeiçoamento.


“As qualificações e revitalizações são importantes porque permitem aos guardas municipais atualizarem sobre as legislações inerentes às suas atribuições e principalmente aperfeiçoarem as técnicas e procedimentos operacionais. Dessa maneira, os agentes continuam entregando um serviço de qualidade, protegendo as pessoas que utilizam os espaços públicos e o patrimônio da cidade”, avalia Eduardo Ferraz, comandante da Guarda Municipal de Joinville.


As capacitações abordam disciplinas como treinamentos de abordagem policial para verificações de atitudes suspeitas nos espaços públicos, uso dos armamentos e prática de tiro, instruções sobre policiamento escolar, procedimentos operacionais padrão, defesa pessoal, entre outras.


Os agentes também receberam treinamento nos temas qualidade no atendimento ao cidadão, comunicação não violenta e a importância do cuidado da saúde mental. Essas oficinas foram em parceria com a Unidade de Desenvolvimento do Servidor, da Secretaria de Gestão de Pessoas.


“É o segundo ano que a qualificação anual dos guardas municipais é organizada pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Guarda Municipal, instituído por lei em 2021. Nossos treinamentos são feitos com instrutores próprios do quadro de carreira da guarda e com aprovação dos treinamentos pela Polícia Federal, que é o órgão responsável pela fiscalização”, explica o comandante.


A capacitação “Qualificação em armamento e tiro” é dada pelo instrutor de tiro e guarda municipal Fernando de Oliveira Arzum. “Atualmente estamos em treinamento em uma matéria de combate em ambientes confinados, ou seja, combate aproximado que é nossa maior probabilidade que aconteça, o confronto armado em curtas distâncias. Treinamos técnicas e protocolos atualizados para que o guarda possa resolver crises onde se depara em situações complexas”, explica Arzum.


A legislação federal determina que todas as Guardas Municipais do Brasil recebam capacitação continuada. “Além disso, é importante para manter o procedimento atualizado, deixar o agente preparado para responder em situações de crises da melhor forma possível”, avalia Arzum.


Em 2023, até novembro, a Guarda Municipal de Joinville trabalhou em mais de 40 mil registros de atendimentos.

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page