top of page

Enquete para escolher layout dos ônibus de Joinville tem mais de 4 mil votos

A Prefeitura de Joinville segue trabalhando no edital de licitação do transporte coletivo, que vai definir a empresa que vai operar o serviço na cidade. Para isso, diversos detalhes precisam ser definidos, como o layout dos novos ônibus, por exemplo. Por este motivo, uma enquete está sendo realizada. Desde terça-feira (16/1), quando foi lançada, mais de 4 mil pessoas já participaram da pesquisa.


Ao todo, são três opções disponíveis, que tiveram como base a identidade visual do Sistema de Mobilidade de Joinville (Simob). Os modelos têm tons de azul, cinza e branco e levam em consideração a segurança e a manutenção dos veículos.


Esta é uma etapa que está integrada ao trâmite que antecede o lançamento da licitação para a concessão do transporte coletivo de passageiros. Desta forma, é importante reforçar que não haverá mudança do layout dos ônibus que operam atualmente. A alteração vai ocorrer após a implantação do serviço.


Até o dia 16 de fevereiro, os joinvilenses podem votar na enquete, basta acessar o site da Prefeitura e responder as perguntas. Os layouts foram criados de forma voluntária pela Busscar, empresa de ônibus que nasceu em Joinville e agora faz parte do grupo Caio Induscar.


A participação da população na escolha do layout é um dos momentos em que o joinvilense é convidado a contribuir com o processo. Em 2023, a Prefeitura abriu uma Consulta Pública e divulgou previamente o edital e os anexos, incluindo a minuta do contrato de concessão do Simob para quem quisesse conhecer as etapas e fazer sugestões.


Outro momento que teve a participação popular foi a Audiência Pública. Além disso, foram feitas pesquisas tanto com os usuários nos terminais, quanto com a população em geral, por meio do site da Prefeitura.






Licitação prevê melhorias em tecnologia e segurança para usuário

Não é apenas o layout dos ônibus que deve mudar. O Simob propõe um aumento significativo no número de viagens: serão 915 viagens a mais por dia, de segunda a sexta-feira, passando de 5.487 para 6.402; 131 viagens a mais aos sábados, passando de 2.570 para 2.701; e 109 viagens a mais aos domingos, passando de 2.094 para 2.203. Com isso, a quilometragem rodada passará de 1,2 milhão de quilômetros para 1,4 milhão de quilômetros por mês.


Estão previstas especificações nos veículos como ar-condicionado, wi-fi para acesso dos passageiros à internet, câmeras nas portas, sinalização de segurança, câmera de ré e sistema de comunicação para o motorista.


As imagens captadas pelo sistema de monitoramento, com câmeras na porta de entrada, na frente do veículo, no motorista e na área de passageiros serão transmitidas para a Central de Controle em tempo real.


Esta é a primeira vez em 50 anos que o transporte coletivo de Joinville passa por licitação. O Simob é dividido em quatro eixos: Mobilidade, Tecnologia, Infraestrutura e Transparência. Todas as ações são voltadas para garantir melhorias que vão refletir em um serviço com qualidade e segurança ao usuário.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page