A Águas de Joinville foi uma das empresas vencedoras da 14ª edição do Prêmio Ser Humano, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH/SC). A Companhia recebeu o reconhecimento pelo Programa Esgoto Legal na modalidade ESG (Environmental, Social and Governance).
Na cerimônia de premiação, realizada durante evento em Camboriú, a Companhia foi representada por André Domingos Romero Castro, diretor Administrativo e Financeiro; Thiago Zschornack, Gerente de Governança, Risco e Conformidade; e André Daher, integrante do Comitê de Auditoria Estatutário.
“O Programa Esgoto Legal inovou ao constituir todo um ecossistema, conectando e fortalecendo diversos agentes e, assim, possibilitando por meio de recursos, parcerias e desenvolvimento das pessoas, oportunizar mais isonomia no processo de acesso e universalização do esgoto”, destaca Thiago.
Esgoto Legal
O objetivo do Esgoto Legal é auxiliar nos custos das adequações internas necessárias para regularização da ligação do imóvel à rede pública de esgoto. O auxílio é destinado a famílias em situação de vulnerabilidade social com cadastro único dos programas sociais (CadÚnico) e que residam em imóveis localizados em ruas com rede de esgoto ativa.
Realizado desde agosto de 2023, o programa oferece subsídios de até 95% para a realização dos serviços, financiados com recursos da Companhia e do Fundo Municipal do Meio Ambiente. Até o momento, 137 solicitações de conexão à rede e regularizações em imóveis foram aprovadas e 119 delas já foram realizadas, beneficiando aproximadamente 500 moradores de Joinville.
Além do subsídio, outras ações fazem parte do Esgoto Legal e uma delas é a capacitação de prestadores de serviços. A Companhia realiza o treinamento dos profissionais de modo a torná-los habilitados a executar o serviço conforme o padrão exigido, possibilitando às famílias de baixa renda o acesso a um serviço de qualidade.
O Esgoto Legal atende prioritariamente os imóveis já vistoriados e que apresentaram irregularidades na ligação de esgoto, como por exemplo a conexão incorreta do sistema de drenagem da casa à rede pública de esgoto ou a falta de caixa de gordura, situações que ocasionam extravasamentos e outros problemas. Está disponível também para as novas ligações de imóveis das famílias elegíveis em regiões onde a rede pública coletora já está ativa.
Sobre o prêmio
Nesta edição, o Prêmio Ser Humano recebeu mais de 180 inscrições de diversas empresas do Estado. A premiação é concedida anualmente às organizações dos setores público e privado, cujas práticas inovadoras tenham alcançado significativos resultados quantitativos e qualitativos e que possam ser consideradas uma referência no mercado.
Depois de deitar o pessoal do Costa e Silva uma semana , sem uma gota nem pra lavar as mãos , merece o quê ? uma caixa falida , tudo com peças podres, que vivem arrebentando Ruas , olhe bem pra isso , perfeitinho incompetente , não fez nada e o Elegeram de novo , POVINHO sem memória